WELLINGTON RESSALTA IMPORTÂNCIA DA NOVA LEI QUE FORTALECE A PROTEÇÃO ÀS MULHERES
O candidato ao Governo de Mato Grosso, Wellington Fagundes (PL), comemorou a sanção da Lei que torna obrigatória a ampla divulgação do Ligue 180, canal nacional e gratuito de atendimento às mulheres em situação de violência.
Publicada no Diário Oficial da União na quinta-feira (30), a nova legislação determina que o governo federal promova a divulgação do serviço nos meios de comunicação de massa e em locais públicos e privados de grande circulação, como escolas, hospitais, órgãos públicos, transportes coletivos, casas de espetáculos e espaços de lazer.
O objetivo é ampliar o conhecimento sobre o canal e facilitar o acesso das mulheres aos serviços de orientação, acolhimento e denúncia, contribuindo para prevenir a violência doméstica e o feminicídio. O Ligue 180 funciona gratuitamente, 24 horas por dia, todos os dias da semana, e também oferece atendimento por WhatsApp, e-mail e em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Ao destacar a importância da iniciativa, Wellington lembrou que o fortalecimento da proteção às mulheres é uma pauta que acompanha sua atuação no Congresso Nacional há anos. Para ele, o enfrentamento à violência exige ações permanentes de prevenção, acolhimento, responsabilização e punição dos agressores.
“Essa é uma luta que defendo há muitos anos. Não basta agir quando a violência já aconteceu. Precisamos garantir que as mulheres conheçam seus direitos, saibam onde buscar ajuda e tenham um Estado preparado para protegê-las. Informação salva vidas”, reforçou.
Durante a tramitação do projeto no Senado, Wellington defendeu publicamente sua aprovação no Plenário e pediu que a matéria unisse todas as forças políticas em defesa da vida e da segurança das mulheres.
“Quando o assunto é proteger as mulheres, não pode haver divisão partidária. Essa é uma causa que deve unir todos nós. Cada instrumento que fortalece a rede de proteção pode representar uma vida salva”, afirmou.
Essa não é a única frente de atuação do candidato no enfrentamento à violência contra a mulher. Entre as propostas apresentadas por ele estão a criação da Política Nacional de Atendimento ao Homem Autor de Violência contra a Mulher, com programas de responsabilização e reeducação para reduzir a reincidência; o monitoramento eletrônico, por meio de tornozeleiras com geolocalização, de agressores submetidos a medidas protetivas, com alertas às vítimas e às autoridades; e a inclusão no Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) de presos que continuem ameaçando vítimas, familiares ou testemunhas mesmo após a prisão.
Para Wellington, o Ligue 180 representa um avanço importante, mas o principal desafio começa agora: assegurar que a norma seja efetivamente aplicada e se transforme em proteção para as mulheres que mais precisam. “Precisamos garantir que a divulgação do Ligue 180 alcance todos os municípios, especialmente as mulheres que vivem no interior e, muitas vezes, encontram mais dificuldades para acessar a rede de apoio. A informação pode ser a diferença entre o silêncio e o pedido de ajuda; entre a continuidade da violência e uma vida salva”, ressaltou.
Candidato ao Governo de Mato Grosso, Wellington afirma que pretende ampliar e fortalecer a política estadual de enfrentamento à violência contra a mulher, com a expansão da rede de atendimento especializado para o interior, a integração entre segurança pública, saúde e assistência social, o fortalecimento das Delegacias Especializadas e da Patrulha Maria da Penha e a utilização de tecnologias para tornar as medidas protetivas mais eficazes e garantir respostas mais rápidas às vítimas.
“Nosso compromisso é fazer com que nenhuma mulher mato-grossense fique desamparada. O Estado precisa estar presente desde o primeiro pedido de ajuda e agir antes que a violência termine em tragédia”, concluiu.
Da Rdação



