Sindicato Rural de Guarantã do Norte e Senar estão realizando curso de minhocultura
O Sindicato Rural de Guarantã do Norte/MT em parceria com o Senar está realizando o curso voltado a capacitação como o curso de Minhocultura. Que é uma atividade benéfica para o meio ambiente, que melhora o solo e ajuda na gestão de resíduos, sendo usada na agricultura familiar para adubar hortaliças e frutas, e em propriedades rurais para a criação de adubo orgânico de qualidade.
Durante os cursos os participantes estão tendo a oportunidade de se qualificar e aplicarem as inovadas técnicas que lhes são repassadas no decorrer do curso.
O Curso de minhocultura que tem como finalidade a produção de humos aonde os alunos aprendem desde a construção do minhocários, alimentação das minhocas. “Além da prática em fazer o minhocário, também a preparação dessas minhocas, com os destinos da produção de húmus para a fertilização da terra para as plantas como hortaliças, plantas frutíferas, flores e outras plantas”, relatou a instrutora, Laura Moreira.
A instrutora ainda relatou que, é muito importante uma alimentação de qualidade a essas minhocas, para que elas atingem a idade adulta e assim tenha uma boa maturidade sexual mais cedo e assim melhor reprodução.
Uma das alunas do curso de minhocultura relatou que, o objetivo de estar fazendo o curso é agregar ainda mais conhecimento referente ao cultivo e os benefícios que a minhoca pode trazer para a agricultura. “Este curso irá agregar no meu currículo, diferentes pontos para que, mais tarde estar aplicando estas técnicas que, estou aprendendo”, relatou a aluna Thalya Macedo França.
A aluna Thalya ainda acrescentou que, estas técnicas, ela poderá estar aplicando em diferentes formas, como adubação, resíduos, estruturas das minhocas e como fazer a minhocultura. “Hoje essa área também é uma atividade econômica, agregando mais renda com a venda de húmus para adubação e a comercialização da minhoca para a pesca”.
A carga horaria do curso é de 24 horas, após o termino os participantes estarão recebendo o certificado de conclusão.
Por Célio Ribeiro/Roteiro Notícias/Fotos: Izabel Santos





