Incêndio em navio da VW durou mais devido às baterias

O incêndio a bordo do navio Ro-Ro Felicity Ace finalmente se extinguiu e o transportador de carros com 4.000 veículos do grupo Volkswagen será rebocado nas próximas horas.
Ainda à deriva, o navio de transporte carrega uma frota estimada em US$ 282 milhões, cujo destino era um porto ao norte de Nova Iorque.
Na quarta-feira (16), o Felicity Ace declarou emergência diante de um incêndio a bordo e a tripulação de 22 pessoas foi resgatada, deixando à deriva o navio de bandeira panamenha.
Passado este período em chamas, o fogo provavelmente destruiu toda a carga, entre eles exemplares de modelos da Bentley, Porsche e Lamborghini, além de muitos Volkswagen, em especial ID.3 e ID.4.
Segundo o capitão João Mendes Cabeças, capitão do porto mais próximo da ilha do Faial, nos Açores, o fogo se manteve intenso por muitos dias devido às baterias de lítio dos carros elétricos.
Cabeças disse que os carros elétricos estavam “mantendo o fogo vivo”. O oficial português comentou ainda que para esse tipo de incêndio foi necessário o uso de um equipamento especial para dissipar.

No entanto, Cabeças não comentou se o incêndio teria sido provocado pelos carros elétricos a bordo, realçando que a concentração do fogo aumentou mais na área dos tanques de combustível.
“A nossa preocupação é com a poluição porque o navio tem grandes quantidades de combustível a bordo e baterias de carro, mas até agora não há focos de poluição”, disse Cabeças.
O capitão informou ainda que à medida que a temperatura a bordo baixar, as equipes poderão subir e proceder para o reboque do navio de volta à Europa ou em direção às Bahamas.
Segundo nota da Bloomberg, citando e-mail da VW, existem ainda carros da Audi no lote perdido e o total de veículos era de 3.965, sendo 1.100 da Porsche, 189 da Bentley e 21 da Lamborghini.
Com adição de carros da Audi em número que a marca alemã não informou, o prejuízo será maior, com uma fonte citando exatos US$ 376.675.000. Isso apenas com o valor dos automóveis.
Em 2019, a VW perdeu mais de 2.000 carros de luxo, entre eles Porsche e Audi, que afundaram com o navio Grand America após incêndio.
Diante de incêndios em baterias de carros elétricos, inclusive registrado em Bruxelas, no caso do ID.3, as suspeitas sobre o lote embarcado são altas, mas apenas a perícia determinará a causa do fogo.
[Fonte: Auto News]
Notícias Automotivas
Read More



