Born: esportivo da Seat mais barato que popular da VW

O Cupra Born é uma releitura esportiva do Volkswagen ID.3 na Europa, porém, ele estranhamente agora ficou mais em conta que o “popular” elétrico da marca alemã.
Custando a partir de € 37.500 na Espanha, o Born deveria ser mais caro que o ID.3, que lá sai por € 41.040, sendo ambos feitos na mesma fábrica, ou seja, em Zwickau, Alemanha.
A Seat, controladora da Cupra, reduziu a oferta do Born ao alterar a gama de versões, reduzindo o portfólio do compacto elétrico.

O motivo é a crise de semicondutores que forçou a VW a reduzir o ID.3 para somente a versão Life, com bateria de 58 kWh.
Da mesma forma, o Born teve suas opções centradas na versão de acesso com os mesmos 204 cavalos e 58 kWh, inclusive com redução na autonomia, sendo agora de 416 km no ciclo WLTP.
Diferente não só visualmente, o Born terá mais potência que o ID.3, entregando em qualquer versão de bateria, 232 cavalos contra 204 cavalos do alemão.

Contudo, isso será adiante, visto que estas opções surgiriam em fevereiro, mas agora não se sabe exatamente a data para isso.
No segundo trimestre, o Cupra Born ganhará uma versão com 150 cavalos e bateria de 45 kWh, o que será bem estranho, dada a proposta esportiva da submarca espanhola.
Mais ainda, será o preço bem inferior ao cobrado agora pelo Born com 204 cavalos. Se a crise dos chips não interferir, os consumidores espanhóis terão um motivo a mais para buscar a Cupra e não a VW.

Atualmente a Cupra tem dois modelos exclusivos, sendo o próprio Born e o crossover estiloso Formentor, que possui versão híbrida plug-in.
Modelos da Seat, como Léon e Ateca, possuem versões Cupra, sendo a divisão espanhola como uma espécie de Polestar da península Ibérica.
Essa foi a maneira que a Volkswagen escolheu para reanimar a Seat no mercado europeu diante do sucesso da Skoda.
[Fonte: FCE]
Notícias Automotivas
Read More



