Nissan: fim de motores a combustão, exceto nos EUA

A Nissan encerrará o desenvolvimento de motores a combustão globalmente, segundo o jornal japonês Nikkei. A mudança ocorrerá em todos os seus principais mercados, com exceção dos EUA.
Ela é a primeira montadora nipônica a posicionar-se a favor de eletrificar plenamente sua gama de automóveis no futuro, bem diferente de rivais como Honda, Toyota e Mazda.
Para a Europa, por exemplo, a Nissan já não desenvolve motores a gasolina ou diesel para atuação na região, ainda que haja sinergia com a Renault.
O próximo Micra, por exemplo, é tido como um crossover compacto e elétrico, assim como seu primo Mitsubishi ASX.
Para o mercado europeu, a Nissan não tem outro caminho, visto que o bloco continental pressiona por um mercado livre de carros a combustão até 2035, com alguns países atingindo isso bem antes.
No Japão, a Nissan também cortará os motores a gasolina em seus carros, porém, focando em híbridos posteriormente. A tecnologia e-Power é o início desse processo.

A China também não escapará das mudanças, ainda mais com pressão do governo central para uma eletrificação mais acentuada nos próximos anos.
Já os EUA foram citados como exceção, sendo o motivo o mercado de picapes, que deve usar motores a combustão até que Washington decida pelo fim das vendas desse tipo de motor.
Se espera que em 2035 o mercado americano encerre as vendas de carros a gasolina e diesel, porém, ainda não se sabe se as picapes conseguirão alguma vantagem para continuar até pelo menos 2040.
O que se sabe é que nem todos os mercados da Nissan acompanharão a determinação global. Sobre “principais mercados”, entendemos que o Brasil está incluído?
Mesmo que fossemos um dos principais destinos da marca japonesa, o país segue outro rumo, alheio ao desejo da montadora.
Aqui, com o etanol, forças buscam estender os motores a combustão pelo maior tempo possível, dada a fraca infraestrutura para os carros elétricos. A Índia é outro destino em situação semelhante.
[Fonte: Nikkei]
© Noticias Automotivas. A notícia Nissan: fim de motores a combustão, exceto nos EUA é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Notícias Automotivas
Read More



