Bem-vindo(a). Hoje é Guarantã do Norte - MT

Nissan fecha parceria no Brasil para reduzir tamanho do SOFC

Nissan fecha parceria no Brasil para reduzir tamanho do SOFC
Compartilhe!

Nissan fecha parceria no Brasil para reduzir tamanho do SOFC

A Nissan deu mais um passo para tornar a tecnologia SOFC viável para produção em escala industrial. A montadora japonesa fechou uma nova parceria com o IPEN, o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares.

O objetivo é aprimorar o sistema de Célula de Combustível de Óxido Sólido (SOFC), tornando-o mais eficiente e reduzindo seu tamanho. Longe do hidrogênio líquido, a tecnologia da marca nipônica uso o bioetanol como combustível.

Em vez de dispor de um complexo, caro e perigoso sistema de armazenamento, distribuição e abastecimento de hidrogênio, o SOFC usa o etanol vendido nos postos em células de combustível para tracionar o veículo.

Na nova parceria, serão executados projetos para “avaliar e viabilizar diferentes componentes e torná-los adequados para uso em possíveis projetos em escala comercial”, segundo a Nissan.

Nissan fecha parceria no Brasil para reduzir tamanho do SOFC

Um dos pontos principais do acordo é integrar o reformador com as células de combustível, o que reduz o tamanho do sistema e também aumenta sua eficiência.

Airton Cousseau, presidente da Nissan Mercosul e diretor-geral da Nissan do Brasil, diz: “Seguimos avançando com as pesquisas e esse novo acordo representa um novo passo do projeto global de Célula de Combustível de Óxido Sólido da Nissan, que também é muito interessante para o Brasil, por se encaixar perfeitamente na nossa matriz energética. Pelo conhecimento técnico das instituições brasileiras, como o IPEN, as parcerias locais são fundamentais para contribuir com a iniciativa global da marca”.

Wilson Calvo, superintendente do IPEN, comenta: “Esse Acordo de Inovação firmado com a Nissan é mais uma demonstração da nossa excelência e do nosso compromisso institucional em prol da sociedade, promovendo a transformação do conhecimento científico em produtos e serviços de valor agregado ao mercado. O IPEN/CNEN tem a inovação em sua visão. Além disso, abriga a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo (USP/IPEN-CIETEC) que conta, atualmente, com 93 startups, consolidando um ecossistema de inovação e empreendedorismo”.

O SOFC instalado na van Nissan e-NV200 tinha autonomia acima de 600 km com tanque de 30 litros de etanol, o que dava em torno de 20 km/l.

Contudo, o avanço no desenvolvimento dessa tecnologia deve reduzir ainda mais esse consumo. O interessante era que, mesmo assim, o veículo podia funcionar com até 55% de água na mistura.

© Noticias Automotivas. A notícia Nissan fecha parceria no Brasil para reduzir tamanho do SOFC é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

Notícias Automotivas
Read More

LIVE OFFLINE
track image
Loading...