Renault confirma SUV com base CMF-B e motor 1.0 Turbo

A Renault confirmou a produção de um novo SUV no Brasil e este modelo será feito sobre a plataforma modular CMF-B e anunciou ainda o motor 1.0 Turbo nacional.
Como a Renault já havia avisado na França, a base CMF-B seria produzida no Brasil para sustentar sete modelos, sendo dois da Nissan.
José Vicente De Los Mozos, EVP Industrial Renault Group, disse: “A decisão de localizar a moderna plataforma CMF-B no Brasil visa oferecer na América Latina o mesmo nível de conteúdo e qualidade que oferecemos mundialmente”.
Sobre o produto, a Renault obviamente não disse muita coisa, dando apenas a plataforma CMF-B como pista. As possibilidades são variadas e um dos produtos cogitados anteriormente era o crossover Arkana.
Feito também sobre a plataforma B0 do Duster, o Arkana tem também a CMF-B, sendo produzido agora essencialmente na Coreia do Sul e com essa base.
As variantes sobre base Duster, ou estão paradas, ou destruídas em decorrência da invasão da Ucrânia pela Rússia, países que produziam o Arkana B0.

A CMF-B sustenta também a segunda geração do Captur francês, que tem agora porte próximo do brasileiro, além do conceito Bigster da Dacia, outro candidato a virar carro nacional.
Com pelo menos duas opções apreciáveis (naturalmente sem o Captur II), a Renault pode ampliar bastante sua atuação, tanto com Arkana quanto com Bigster.
Já em relação ao motor, este certamente é o H4Dt, que é parte da família HR da Nissan, porém, com três cilindros e 1.0 litro.
Esse propulsor é usado pela Dacia nos Novos Logan e Sandero, assim como no Jogger, tendo 100 cavalos e 16,3 kgfm, mas por aqui e com tecnologia flex, a calibração deverá ser outra.
Podemos pensar nele com algo em torno de 115 cavalos na gasolina e 120 cavalos no etanol, suficiente para mover os próximos produtos da Renault, mas não necessariamente Arkana ou Bigster.
Pode ser ainda um SUV inédito, de desenvolvimento local e com atuação global. Afinal, até agora, a filial brasileira não desenvolveu um projeto de nível global.
Notícias Automotivas
Read More



