Bem-vindo(a). Hoje é Guarantã do Norte - MT

Brasil: sem carro, projeção de vendas para 2021 cai mais uma vez

Brasil: sem carro, projeção de vendas para 2021 cai mais uma vez
Compartilhe!

Brasil: sem carro, projeção de vendas para 2021 cai mais uma vez

O mercado automotivo teve mais uma queda é a Fenabrave teve que refazer as contas mais uma vez. O ano de 2021 está sendo péssimo para o setor automotivo com a crise do chip. Sem componentes, as fábricas param regularmente as vendas despencam.

Com o péssimo resultado de setembro, a Fenabrave – entidade que reúne os logistas de concessionárias no país – reviu a previsão de vendas do mercado nacional como um todo, caindo assim de 2,3 milhões de veículos para 2,16 milhões.

Só automóveis e comerciais leves, seguindo esse ritmo, fecharam com 2,01 milhões. Ou seja, apenas 3,1% acima de 2020, quando o mercado fechou por muitos meses devido à pandemia. Alarico Assumpção Júnior, Presidente da entidade, diz:

A falta de veículos novos, em função da escassez de componentes na indústria, é um fenômeno global, que atinge outros países, como os Estados Unidos, por exemplo. Vivemos, hoje, possivelmente, o ponto mais crítico dessa crise de abastecimento de veículos, mas acredito que, nos primeiros meses de 2022, teremos uma clareza maior sobre a resolução do problema”.

A retração em todos os segmentos foi de 4,43% em setembro comparado a agosto, mas em relação à setembro de 2020, ficou em 14,37%. Isso é um agravante, dado que as vendas deveriam estar subindo e declinam na mesma época em que subiam no ano passado.

Com baixos estoques nas concessionárias e fábricas (a Anfavea irá se manifestar essa semana sobre o assunto), o mercado só vê as vendas declinarem num momento de retomada da economia. No mercado de carros usados, cujo balanço de setembro ainda não saiu, espera-se um movimento maior com a baixa oferta de carros novos.

Para termos uma ideia, a previsão da Fenabrave era de alta dos novos em 10,7% no ano de 2021, sendo esta feita em julho. Agora, são somente 3,1%. Em janeiro, esperava-se por alta de 15,3%. Agora, tudo depende das remessas de semicondutores e outros componentes, porém, acordos recentes, como da Renault e Fiat, indicam que a coisa vai demorar a melhorar.

[Fonte: Fenabrave]

© Noticias Automotivas. A notícia Brasil: sem carro, projeção de vendas para 2021 cai mais uma vez é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

Notícias Automotivas
Read More

LIVE OFFLINE
track image
Loading...