Bem-vindo(a). Hoje é Guarantã do Norte - MT

Volta parcial de público no Brasileirão em MT depende da CBF, afirma Aron Dresch

Volta parcial de público no Brasileirão em MT depende da CBF, afirma Aron Dresch
Compartilhe!

esmo com a Lei 11.483/2021 que autoriza o retorno parcial do público nos estádios de futebol em Mato Grosso, os jogos das Série A e D do Campeonato Brasileiro continuarão sem a presença de público no Estado O presidente da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) afirmou que a decisão final está com a CBF, a qual já se posicionou contra a possibilidade no momento.

Douglas SantosArena Pantanal

“Apesar da sanção, a decisão cabe à CBF nos jogos nacionais. Ela já posicionou que enquanto todos os estados não liberarem, não pretende liberar ao público. Aqui em MT, a nossa próxima competição regional profissional é a Copa FMF. Pretendo colocar o assunto em pauta para os clubes decidirem”, disse o presidente ao .

O governador Mauro Mendes sancionou a Lei que permite a volta parcial dos torcedores nos estádios mato-grossenses. A sanção foi assinada na tarde desta segunda-feira (26), junto com os secretários de Estado Mauro Carvalho (Casa Civil) e Beto Dois a Um (Cultura, Esporte e Lazer).

O projeto de lei, de autoria dos deputados Eduardo Botelho e Max Russi, foi aprovado na última semana pela Assembleia Legislativa. De acordo com o projeto, poderão frequentar os estádios apenas as pessoas que tiverem feito exame RT-PCR contra a covid-19 em até 48h antes do evento ou as pessoas que já tiverem concluído a vacinação.

Eduardo Botelho justifica que desde o início da pandemia no Brasil, em março de 2020, os times vêm sofrendo com perdas de receitas sem a comercialização de ingressos e vendas de alimentos e bebidas em dias de jogos. O retorno dos torcedores durante os jogos, segundo o deputado, é uma forma dos clubes começarem a recuperar a receita perdida durante a pandemia.

Segundo o secretário Beto Dois a Um, com a sanção já fica liberado o retorno parcial do público aos campeonatos locais e ao Campeonato Mato-grossense de Futebol, que deve ocorrer nos próximos meses. Atualmente, três times mato-grossenses disputam competições nacionais, que é organizado pela CBF. O Cuiabá joga a Série A, enquanto União Rondonópolis e Rondonópolis participam da quarta divisão do Brasileiro.

O que pensa a CBF

A Confederação Brasileira de Futebol pensa em elaborar um projeto-piloto para liberar a presença dos torcedores nas partidas a partir das quartas de final da Copa do Brasil, prevista para o fim de agosto. A intenção funcionaria como um teste para o retorno definitivo às arquibancadas pelo país.

Lucas Figueiredo / CBFCBF

A entidade enviou um ofício às federações estaduais, assinado pelo presidente em exercício, Coronel Nunes, pedindo para que elas dialoguem com as autoridades públicas de saúde na tentativa de ter o aval para a liberação dos torcedores nas praças esportivas.

Referentes em quais condições os torcedores teriam acesso aos estádios nas quartas de final da Copa do Brasil, caso a ideia seja efetivada, a CBF ainda deve se pronunciar em breve, por meio da sua Diretoria de Competições (DCO) da Comissão de Médicos e de Combate à Dopagem (CMCD).

Além de Mato Grosso, outros locais do Brasil também já liberam o retorno parcial do público em seus eventos esportivos, a exemplo de Brasília e Belo Horizonte.

Por Douglas Santos

Célio

LIVE OFFLINE
track image
Loading...