Volta parcial de público no Brasileirão em MT depende da CBF, afirma Aron Dresch
esmo com a Lei 11.483/2021 que autoriza o retorno parcial do público nos estádios de futebol em Mato Grosso, os jogos das Série A e D do Campeonato Brasileiro continuarão sem a presença de público no Estado O presidente da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) afirmou que a decisão final está com a CBF, a qual já se posicionou contra a possibilidade no momento.
Douglas Santos
“Apesar da sanção, a decisão cabe à CBF nos jogos nacionais. Ela já posicionou que enquanto todos os estados não liberarem, não pretende liberar ao público. Aqui em MT, a nossa próxima competição regional profissional é a Copa FMF. Pretendo colocar o assunto em pauta para os clubes decidirem”, disse o presidente ao
.
O governador Mauro Mendes sancionou a Lei que permite a volta parcial dos torcedores nos estádios mato-grossenses. A sanção foi assinada na tarde desta segunda-feira (26), junto com os secretários de Estado Mauro Carvalho (Casa Civil) e Beto Dois a Um (Cultura, Esporte e Lazer).
O projeto de lei, de autoria dos deputados Eduardo Botelho e Max Russi, foi aprovado na última semana pela Assembleia Legislativa. De acordo com o projeto, poderão frequentar os estádios apenas as pessoas que tiverem feito exame RT-PCR contra a covid-19 em até 48h antes do evento ou as pessoas que já tiverem concluído a vacinação.
Eduardo Botelho justifica que desde o início da pandemia no Brasil, em março de 2020, os times vêm sofrendo com perdas de receitas sem a comercialização de ingressos e vendas de alimentos e bebidas em dias de jogos. O retorno dos torcedores durante os jogos, segundo o deputado, é uma forma dos clubes começarem a recuperar a receita perdida durante a pandemia.
Segundo o secretário Beto Dois a Um, com a sanção já fica liberado o retorno parcial do público aos campeonatos locais e ao Campeonato Mato-grossense de Futebol, que deve ocorrer nos próximos meses. Atualmente, três times mato-grossenses disputam competições nacionais, que é organizado pela CBF. O Cuiabá joga a Série A, enquanto União Rondonópolis e Rondonópolis participam da quarta divisão do Brasileiro.
O que pensa a CBF
A Confederação Brasileira de Futebol pensa em elaborar um projeto-piloto para liberar a presença dos torcedores nas partidas a partir das quartas de final da Copa do Brasil, prevista para o fim de agosto. A intenção funcionaria como um teste para o retorno definitivo às arquibancadas pelo país.
Lucas Figueiredo / CBF
A entidade enviou um ofício às federações estaduais, assinado pelo presidente em exercício, Coronel Nunes, pedindo para que elas dialoguem com as autoridades públicas de saúde na tentativa de ter o aval para a liberação dos torcedores nas praças esportivas.
Referentes em quais condições os torcedores teriam acesso aos estádios nas quartas de final da Copa do Brasil, caso a ideia seja efetivada, a CBF ainda deve se pronunciar em breve, por meio da sua Diretoria de Competições (DCO) da Comissão de Médicos e de Combate à Dopagem (CMCD).
Além de Mato Grosso, outros locais do Brasil também já liberam o retorno parcial do público em seus eventos esportivos, a exemplo de Brasília e Belo Horizonte.
Por Douglas Santos



