Rádio Meridional de Guarantã do Norte passa a ser Jovem Pan
A Radio meridional que pertence ao grupo de Comunicação Osvaldo sobrinho, foi a primeira rádio do município de Guarantã do Norte/MT, iniciou suas transmissões no dia 15 de novembro de 1992 e até nos dias de hoje muitas pessoas lembra com saudade da Rádio Enauan, assim era o nome da rádio por muitos anos, só em 2.019 que mudou para rádio Meridional.
Na data de hoje (segunda-feira 13/03/2023) a Rádio Meridional, passa a se dominar como rádio jovem Pan, com uma programação quase toda voltada a nível nacional, tendo assim uma inovação em sua grade de programas, aonde os ouvintes ficaram interligada com uma programação diferenciada e em cadeia com um pool de rádios em todo território nacional.
A direção da rádio tomou se o cuidado de ter em sua grade, programações locais. O jornalista Gilmar Ávila, será o diretor de jornalismo, aonde trará as noticias locais, regionais e Estaduais. Ávila é formado em Comunicação social, com pós-graduação em jornalismo político e traz em seu currículo uma vasta experiencia no jornalismo.
Na inauguração da nova rádio Jovem Pan, estiveram presentes várias autoridades locais, regionais e do estado, como o proprietário do grupo Osvaldo sobrinho, que em sua fala destacou o desbravamento da comunicação no norte do Estado no início, aonde 90% das cidades que compõem a Amazônia só se ouvia a Rádio Nacional da Amazônia. “Na época a rádio Enauan AM, foi pioneira no município e região, durante seu trajeto se passou por algumas transformações e hoje ela entra em cadeia a nível nacional e passa a se chamar Jovem Pan”, relatou o proprietário Osvaldo Sobrinho.
O prefeito de Guarantã do Norte, Érico Stevan, parabenizou os membros do grupo Osvaldo Sobrinho pela transformação na comunicação de rádio difusão e disse que a rádio Meridional sempre foi uma parceira na administração municipal. “Quem ganha com essa nova roupagem é os ouvintes de Guarantã do Norte e toda a região que, além da programação local também irão apreciar uma programação a nível nacional”, disse o executivo de Guarantã do Norte.
O prefeito de Matupá/MT, Bruno Mena, teve sua infância e juventude ligada a rádio Meridional, na época em que ainda era Enauan, seu saudoso avô Luiz Mena, foi um dos primeiros diretores da emissora e com o falecimento, seu pai Rogério Mena assumiu a direção. “hoje é uma alegria ver essa rádio se transformando em Jovem Pan, a nossa região vem se desenvolvendo e junto com esse desenvolvimento também está a comunicação de Guarantã do Norte e da região”, analisou o prefeito de Matupá.
O presidente da Câmara Municipal de Guarantã do Norte, Professor Valcimar, muito bem lembrou em entrevista da época em que os meios de comunicação eram escassos e na maioria das vesses os recados eram transmitidos por um programa que se iniciava ao meio dia com recados. “Muita das vezes a pessoa vinha da zona rural para a cidade e tinham de mandar um recado e usavam esse programa para informar a família no sítio”, lembrou o presidente da Câmara.
O diretor do Grupo de Comunicação Osvaldo sobrinho, Niuan Ribeiro, esteve na transição de nome, disse que a transição é uma evolução do desenvolvimento da comunicação de Guarantã do Norte, “O grupo Osvaldo Sobrinho, iniciou com a Rádio Enauan AM, que era uma empresa que vinha da rádiobras, que cumpriu seu objetivo que era de levar a informação com credibilidade e depois migrou para Meridional FM, e agora pela importância do desenvolvimento de Guarantã do Norte e região ouve se a decisão de trazer a maior rede de rádios do Brasil, com o seu carro chefe que é uma programação variada, principalmente no jornalismo”, relatou o Diretor do grupo.
Por Célio Ribeiro/Roteiro Notícias (Fotos: Célio Ribeiro)








