Bem-vindo(a). Hoje é Guarantã do Norte - MT

Famato participa em Confresa de eventos voltados para agricultura feita por produtores de pequenas propriedades

Famato participa em Confresa de eventos voltados para agricultura feita por produtores de pequenas propriedades
Compartilhe!
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Vilmondes Tomain, participou na manhã desta quinta-feira (04/09), em Confresa, do Fórum das Cadeias de Valor da Agricultura Familiar e Turismo de Mato Grosso e da Feira Estadual da Agricultura Familiar e Turismo Rural (Feaftur). Os eventos, promovidos pela Secretaria de Agricultura Familiar (Seaf/MT) e pela Empaer, em parceria com a Prefeitura de Confresa e o Sindicato Rural, acontecem em paralelo à Expofresa 2025, no Parque de Exposições do município. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) é um dos patrocinadores da iniciativa.

Do Sistema Famato também esteve presente o diretor Administrativo e Financeiro da Famato, Robson Marques, o vice-presidente da Região III da Famato, Anísio Vilela Junqueira Neto, o superintendente do Senar-MT, Marcelo Lupatini, e o ex-presidente do Sindicato Rural de Santa Cruz do Xingu, Otalecio Januário de Sá.
Robson Marques, Vilmondes Tomain, Anísio Vilela, Birajá Capuzzo, Marcelo Lupatini e Otalecio Januário
Em seu discurso, Vilmondes Tomain destacou a importância do debate e das políticas públicas que valorizam a agricultura feita por famílias. “É preciso olhar para quem faz agricultura ao lado da família, em pequenas propriedades. O produtor não se mede pelo tamanho da área que possui. Quem tem tamanho é a propriedade, não o valor do produtor. Para a Famato, todos têm o mesmo peso e a mesma importância, do pequeno ao grande, porque todos trabalham com dedicação para produzir alimento e sustento. E é por isso que estamos aqui hoje, para contribuir na construção de políticas públicas eficazes que atendam às necessidades do homem do campo”, afirmou.

O presidente também ressaltou o apoio da Famato a eventos como esse por meio do Senar-MT, que oferece assistência técnica e gerencial em diversas cadeias produtivas. “Nós acreditamos na força do conhecimento e do acompanhamento técnico. O Senar leva ao campo orientações que vão desde a gestão da propriedade até o aumento da produtividade. Além disso, com o programa Saúde no Campo, estamos ampliando o cuidado com a saúde do produtor e de sua família, oferecendo atendimento médico aos que já são atendidos pela ATeG”, acrescentou.

O presidente do Sindicato Rural de Confresa, Birajá Capuzzo, ressaltou a relevância da programação para os produtores e para a comunidade local. “Este evento é uma oportunidade de fortalecer os pequenos produtores da região, trazer conhecimento e discutir políticas públicas que incentivem a produção e a comercialização local. É o sindicato junto da comunidade, apoiando quem trabalha na terra e garantindo alternativas para que esses produtores continuem firmes no campo”, destacou.
Robson Marques, Birajá Capuzzo, Vilmondes Tomain, Hilário Herter, Marcelo Lupatini e Otalecio Januário
A programação do fórum incluiu debates sobre bovinocultura de leite, fruticultura, agricultura irrigada, apicultura, meliponicultura e agroindústrias familiares, além de painéis sobre crédito e fomento, como o Pronaf, Fundaaf, Pnae e Siapp. Também foram discutidos associativismo, cooperativismo e turismo rural como caminhos para diversificação da renda. Já a Feaftur ofereceu ao público exposição e comercialização de alimentos, artesanato e experiências ligadas ao turismo rural, aproximando produtores e consumidores em um ambiente de troca e valorização do campo.

A Expofresa 2025 é fruto de uma parceria entre o Sindicato Rural de Confresa e a Prefeitura Municipal, acontece entre os dias 4 e 7 de setembro, com uma programação voltada ao fortalecimento do agronegócio e da agricultura feita por famílias do município.

Por Vania Costa / Ascom Sistema Famato

Célio

LIVE OFFLINE
track image
Loading...