Bem-vindo(a). Hoje é Guarantã do Norte - MT

Governo Lula usa aviões iguais ao que caiu no Cazaquistão

Governo Lula usa aviões iguais ao que caiu no Cazaquistão
Compartilhe!

Modelo da Embraer já buscou Lula depois de pane no México, fez viagens oficiais e cumpriu missões de repatriação no Oriente Médio

A FAB (Força Aérea Brasileira) tem 2 aviões Embraer E190 –mesmo modelo da aeronave que caiu nesta 4ª feira (25.dez.2024) no Cazaquistão. Batizado de VC-2, o modelo já foi usado para prestar apoio de segurança em viagens do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como quando o VC-1, conhecido como “Aerolula”, teve uma pane no México.

O VC-2 é usado para viagens oficiais de ministros e demais autoridades do governo federal e já participou de missões de repatriação de brasileiros no Oriente Médio, em novembro e resgate de animais nas enchentes do Rio Grande do Sul.

O E190 também é o modelo escolhido pelo clube esportivo Palmeiras para transportar seus jogadores para jogos no Brasil e na América Latina. De acordo com informações do fabricante, avião tem alcance que varia de 4.445 km a 4.537 km.

O modelo é considerado seguro e, contando com a queda no Cazaquistão, só teve 3 acidentes desde que foi lançado, em 2004. Foram causados por falha humana e por um ato intencional. Saiba quais são:

China – ao tentar pousar no Aeroporto de Yichun Lindu, o piloto da Henan Airlines não tinha visibilidade da pista. As condições meteorológicas também estavam abaixo dos mínimos exigidos. Das 96 pessoas a bordo, 44 perderam a vida.

Namíbia – o avião da Linhas Aéreas de Moçambique caiu no Parque Nacional de Bwabwata, na Namíbia, depois que o capitão deliberadamente direcionou a aeronave para o solo. Todos os 33 ocupantes do voo morreram.

CAZAQUISTÃO Um E190 operado pela Azerbaijan Airlines caiu neste natal na cidade de Aktau. Segundo autoridades locais, 38 pessoas morreram e 29 sobreviventes estão recebendo tratamento hospitalar.

Em nota, a Embraer lamentou a situação e se dispôs a ajudar na investigação sobre a queda.

“Estamos profundamente tristes com a ocorrência envolvendo uma aeronave Embraer 190 hoje, próximo a Aktau, no Cazaquistão. Os nossos pensamentos e sinceras condolências vão para as famílias, amigos, colegas e entes queridos afetados pelo ocorrido. Estamos acompanhando de perto a situação e continuamos totalmente empenhados em apoiar as autoridades competentes”, diz o comunicado.

Entre as possíveis causas aventadas até o momento, estão a colisão com pássaros e disparos de artilharia antiaérea.

Por Poder 360

Célio

LIVE OFFLINE
track image
Loading...