Bem-vindo(a). Hoje é Guarantã do Norte - MT

Deputada coronel Fernanda conduzirá na Câmara articulação da bancada de MT para barrar criação de nova reserva indígena

Deputada coronel Fernanda conduzirá na Câmara articulação da bancada de MT para barrar criação de nova reserva indígena
Compartilhe!

A bancada federal de Mato Grosso indicou a deputada Coronel Fernanda (PL) para representar o Estado, na Câmara Federal, para manifestar o posicionamento contrário da bancada ao estudo e encaminhamento da FUNAI para demarcar 362.243 hectares da Terra Indígena Kapôt Nhinore, no Pará e Mato Grosso, criando nova reserva indígena. “A demarcação de terras precisa ser amplamente discutida para atender tantos aos povos indígenas, como a mais de 200 produtores da região e também aos municípios que perderão área. É um assunto delicado que afeta milhares de pessoas, não pode ser feito a toque de caixa como planejam”, declarou a parlamentar.

O documento apresentado pela presidente da Funai, Joênia Wapichana, durante o evento “Chamado Raoni”, define 90 dias para contestações. Depois desse período, a Funai analisará os questionamentos e na sequência encaminhará o pedido de demarcação ao Ministério da Justiça.

A nova delimitação proposta pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) atingirá os municípios mato-grossenses de Vila Rica e Santa Cruz do Xingu, causando impactos sociais e econômicos para os fazendeiros que produzem soja, milho e criam gado, e vivem há décadas na região, além da redução territorial dos dois município.

Conforme Só Notícias já informou, ontem, em Brasília, senadores e deputados mato-grossenses se reuniram e criticaram o governo federal por tentar criar a reserva. Conforme o Marco Temporal de Terras Indígenas, que aguarda votação no Senado, têm direito às terras, os povos indígenas que já ocupavam o território em 5 de outubro de 1988, data de promulgação da Constituição Federal.

Fonte: Só Notícias
Artigo Original em > www.sonoticias.com.br

LIVE OFFLINE
track image
Loading...