Bem-vindo(a). Hoje é Guarantã do Norte - MT

Três estudantes representam a região Centro-Oeste na 11º edição do Campus Mobile com jogo sobre ancestralidade negra

Três estudantes representam a região Centro-Oeste na 11º edição do Campus Mobile com jogo sobre ancestralidade negra
Compartilhe!

Os jovens concorrem na categoria de Games com app que busca fomentar o autocuidado e conhecimento das raízes negras e diversidade

São Paulo, 26 de abril de 2023 – A região Centro-Oeste será representada pelos estados de Goiás e o Distrito Federal na etapa final da 11ª edição do Campus Mobile. Os universitários Bruno Abraão da Silva, Gabriel Santos Pereira e Dandara Baçã de Jesus Lima, das universidades Anhanguera-Uniderp, UnB e Instituto Federal de Brasília, idealizaram um dos dezoito projetos classificados para a última fase do programa, que promove o desenvolvimento de soluções por meio de aplicativos para dispositivos móveis e serviços do segmento de tecnologia que promovam impacto social e benefícios à população. A iniciativa, que conta com patrocínio do Instituto Claro e apoio do beOn Claro, hub de inovação da operadora, é uma realização da Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico, com apoio da Escola Politécnica da USP.

O “Ganan” é um game voltado para o autocuidado e ancestralidade negra que tem o objetivo de apresentar informações sobre os ingredientes presentes nos produtos capilares e consiste em um jogo de fases, em que cada etapa terá um limite de tempo e uma missão a ser cumprida pelo jogador. Busca apresentar a perspectiva do passado e do futuro de pessoas negras, apresentando a cada conjunto de fases, elementos da cultura negra pensando nas ancestralidades e afro futuros.

“A nossa intenção é que o jogo seja integrado às ações de saúde nas empresas de modo que as moedas ganhas no game sirvam para coletar bônus em programas de benefícios para clientes e trabalhadores e, desta forma, incentivar o autocuidado e conhecimento das raízes negras e da diversidade. Pessoas negras costumam enfrentar dificuldades estruturais para o autocuidado e muitas dessas barreiras foram criadas pela indústria de produtos capilares, que causam danos ao nosso tipo de pele, cabelos e, consequentemente, ferem a autoestima.”- explica Dandara.

O Campus Mobile conta com seis categorias nas quais os projetos dos estudantes devem se enquadrar, são elas: Diversidade, Educação, Games, Saúde, Smart Cities e Smart Farms. Nesta etapa final, os finalistas com os projetos mais bem avaliados em cada uma das categorias são premiados com uma viagem de imersão no Vale do Silício, na Califórnia, para aprofundar seus conhecimentos em tecnologia, além de um valor em dinheiro. Para participar, é preciso ser maior de 18 anos, estar matriculado ou recém-graduado em uma instituição de ensino superior no Brasil nos cursos de graduação, mestrado ou doutorado.

SOBRE O CAMPUS MOBILE
Campus Mobile é um concurso de inovação e empreendedorismo que busca estimular estudantes universitários e jovens recém-formados a desenvolverem soluções por meio de aplicativos, produtos e serviços do segmento mobile que promovam impacto social e benefícios à população. A iniciativa é realizada pela Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), com patrocínio do Instituto Claro e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e do beOn Claro, hub de inovação da Claro.

SOBRE O INSTITUTO CLARO
A área de Responsabilidade Social da Claro investe continuamente em ações relacionadas à Educação e à Cidadania, por meio do Instituto Claro, com o objetivo de atuar em frentes sociais que integram a tecnologia e a informação como fonte de desenvolvimento e conhecimento. Desta forma, realiza e apoia projetos como o Campus Mobile, o Educonex@o, o Programa Dupla Escola, entre outros. O Instituto Claro é qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça, e é reconhecido pelo Departamento Global de Comunicação das Nações Unidas (DGC/ONU) como uma organização não governamental corporativa que promove os ideais e princípios sustentados pela Carta das Nações Unidas. Conheça outras realizações no site do Instituto.

Por InPress Porter Novelli

Célio

LIVE OFFLINE
track image
Loading...