Bem-vindo(a). Hoje é Guarantã do Norte - MT

Rússia confisca passaportes de altos funcionários de empresas estatais

Rússia confisca passaportes de altos funcionários de empresas estatais
Compartilhe!

Os serviços de segurança da Rússia estão confiscando passaportes de altos funcionários e executivos de empresas estatais para impedir viagens ao exterior, informa o Financial Times. A medida é uma resposta à preocupação crescente em torno da divulgação de informações e deserções.

Segundo o Financial Times, a exigência afeta figuras proeminentes e ex-funcionários do setor estatal, em meio às crescentes suspeitas no Kremlin e no FSB em torno da lealdade da elite civil russa. Muitos deles são contrários à guerra ou estão descontentes com o impacto do conflito em seu estilo de vida.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, confirmou que a Rússia reforçou as restrições às viagens ao exterior para pessoas que trabalham em áreas “sensíveis”. Essas restrições afetam tanto a elite governamental quanto os executivos de empresas estatais.

O conflito entre a Rússia e a Ucrânia, que começou em 2014 com a anexação da Crimeia pela Rússia, se intensificou no ano passado com a invasão da Ucrânia. O presidente russo, Vladimir Putin, justifica a invasão como uma medida para “desnazificar” e desmilitarizar a Ucrânia em nome da segurança da Rússia.

Essa nova medida de segurança, que inclui o confisco de passaportes, indica a crescente preocupação do governo russo com a possibilidade de que altos funcionários e executivos de empresas estatais possam ser desertores ou informantes para países estrangeiros.

Notícias ao Minuto Brasil – Mundo
Read More

LIVE OFFLINE
track image
Loading...