Bem-vindo(a). Hoje é Guarantã do Norte - MT

A obra A Força de Helena será apresentada nesta terça-feira (28) às 15h, com uma exposição literária e palestra de conscientização

A obra A Força de Helena será apresentada nesta terça-feira (28) às 15h, com uma exposição literária e palestra de conscientização
Compartilhe!

O câncer infantil é a 1ª causa de morte por doença em crianças no Brasil.  Dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), estimam que nos próximos três anos (2023, 2024 e 2025), cerca de 7.930 novos casos serão registrados, anualmente.

As patologias mais comuns, como: leucemia, linfoma e tumores do sistema nervoso central, apresentam, em média, apenas 65% de chances de cura.  De acordo com especialistas, essa porcentagem poderia melhorar significativamente se os diagnósticos fossem precoces. 

Com o objetivo de aumentar as chances de cura, a professora, médica hematologista e oncologista, Dra. Anna Letícia Sant’Anna Yanai, em parceria com as acadêmicas do curso de medicina da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT Campus Sinop), Maria Clara Martins de Araújo e Vitória Paglione Balestero de Lima, desenvolveram o livro A Força de Helena.

A obra foi escrita de forma lúdica, com diálogos e ilustrações que alertam sobre os sinais e sintomas do câncer infantil. O livro será lançado nesta terça-feira (28) às 15h, no espaço Cultural Dois Pinheiros, com uma exposição literária e palestra de conscientização.

“Os sinais e sintomas do câncer infantil são, muitas vezes, confundidos com doenças comuns na infância, o que dificulta o diagnóstico e provoca consequências irreversíveis na vida do paciente.  As manchinhas roxas que persistem na pele da criança, a febre que sempre vem sem motivos aparentes, a dor óssea e demais sintomas precisam ser investigados rigorosamente por um especialista”, explicou Anna Letícia Sant’Anna Yanai.

A exposição ficará disponível no Espaço Cultural até o mês de abril. Durante esse período, cerca de mil exemplares físicos do livro serão comercializados no Hospital e Maternidade Dois Pinheiros. Todo o lucro arrecadado será destinado para Associação dos Voluntários do Instituto de Prevenção do Câncer do Norte de Mato Grosso (AVIP).

Por Julia Briante, BW Comunicação

Célio

LIVE OFFLINE
track image
Loading...