Bem-vindo(a). Hoje é Guarantã do Norte - MT

Fertilizante orgânico aumenta produtividade e crescimento da nogueira macadâmia

Fertilizante orgânico aumenta produtividade e crescimento da nogueira macadâmia
Compartilhe!

Produção das plantas teve aumento de até 29% com aplicação de doses maiores do composto

Fertilizante orgânico composto da Tera Nutrição Vegetal, em adição à adubação convencional, proporcionou maior crescimento e produtividade em plantas de nogueira macadâmia, em idade inicial de produção, dos três aos quatro anos. Esta é a síntese dos resultados de estudo desenvolvido pelo pesquisador Marcos José Perdoná, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) – Polo Centro Oeste/Bauru, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
 

Após três meses de seu uso, o composto orgânico aumentou em até 44% a circunferência do tronco e 48% a altura das árvores, em relação às que não o receberam. Quanto ao diâmetro da copa, proporcionou crescimento até 34% superior, depois de 12 meses da aplicação. As adubações com maiores doses do produto resultaram em incremento da produção de até 29%.
 

O experimento foi realizado em área de cinco hectares de cultivo irrigado de nogueiras-macadâmia, com idade de três anos, no município paulista de Dois Córregos. O solo do local é um latossolo vermelho-amarelo distrófico, com 89,1% de areia, 9,9% de argila e 1% de silte (fragmento de mineral ou rocha menor do que areia fina). O composto da Tera Nutrição Vegetal tinha 30% de umidade, aproximadamente 1% de nitrogênio (N), 1,8% de P2O5 (Pentóxido de Fósforo), 0,66 de potássio 20 (K2O), 4% de cálcio (Ca), 1% de magnésio (Mg) e 0,7% de enxofre (S), além de micronutrientes.
 

Foram avaliados os seguintes parâmetros: altura da planta, diâmetro da copa, diâmetro do tronco, número de nozes e produção por árvore e produtividade por hectare. Realizaram-se coletas de solo na faixa de adubação, para que fosse possível acompanhar as alterações na fertilidade ocorridas nos tratamentos, assim como análises foliares. O estudo apresenta dados de desenvolvimento das nogueiras no período de 12 meses após a aplicação dos tratamentos e os resultados de produção e análises de solo e folha.

Economia circular

A Tera Ambiental, especializada na valorização de resíduos orgânicos líquidos e sólidos, por meio de soluções ambientais, está alinhada com os mais avançados processos na área em relação ao que se faz globalmente em termos de economia circular na área. É a responsável pela gestão técnica e comercial de efluentes destinados à Companhia Saneamento de Jundiaí (CSJ). Esta empresa, sua parceira estratégica, construiu e opera a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) do município e realiza a reciclagem dos resíduos.
 

A Tera realiza de modo independente a operação de compostagem e produz os fertilizantes Tera Nutrição Vegetal. Pratica o conceito upcycling, oferecendo alternativas seguras e eficazes de transformação de resíduos antes indesejados em novos produtos de qualidade e valor ambiental, com a produção de fertilizante orgânico composto. Sua conduta prioriza a integridade, criatividade e excelência.
 

A representação e comercialização dos insumos produzidos pela empresa é sua unidade de negócios denominada Tera Nutrição Vegetal. São fabricados e colocados à disposição do mercado os fertilizantes orgânicos compostos Tera Base, Mix e Premium, produzidos por compostagem termofílica. Além de ambientalmente sustentáveis, pois têm origem na reciclagem de resíduos orgânicos urbanos, industriais e agroindustriais, o grande potencial dos produtos está em seu conteúdo de matéria orgânica, substâncias húmicas, microrganismos, macro e micronutrientes.

Por Larissa Souza/Assessoria

Célio

LIVE OFFLINE
track image
Loading...