Bem-vindo(a). Hoje é Guarantã do Norte - MT

Grupo na transição deve sugerir revisão de decretos do saneamento, diz Boulos

Grupo na transição deve sugerir revisão de decretos do saneamento, diz Boulos
Compartilhe!

Integrante do grupo de Cidades na transição, o deputado federal eleito Guilherme Boulos (PSOL-SP) afirmou nesta quinta-feira, 17, que uma eventual revisão do Marco Legal do Saneamento, aprovado em 2020, deve ser um assunto debatido pelo governo eleito, uma vez empossado, mas destacou que o comitê do qual faz parte não tem prerrogativa de propor tal pauta. “O Marco Legal do Saneamento foi aprovado pelo Congresso”, pontuou.

Por outro lado, segundo ele, o comitê vai sugerir revisões infralegais quanto ao tema, envolvendo portarias e decretos que podem ser alterados e editados exclusivamente pelo Executivo.

Boulos ainda destacou que o grupo de Cidades vai integrar um time de técnicos para debater esse e outros assuntos nas próximas semanas.

Ele comentou sobre o Marco Legal do Saneamento ao ser questionado se o governo eleito vai estudar a revisão da legislação, que abriu espaço para a iniciativa privada entrar com mais força nos serviços de água e esgoto, impedindo que estatais fechem contratos sem licitação com os municípios.

O deputado respondeu lembrando que muitos dos partidos que apoiaram a candidatura de Lula se articularam contra a aprovação do texto no Congresso.

Como mostrou o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), revisões em atos infralegais que regulamentam o marco legal já são discutidas pelo setor no último ano.

O setor privado quer evitar debates no Congresso, pois teme que a reabertura do tema no Legislativo crie brechas para modificações sensíveis no marco legal, como o retorno dos contratos de programa – fechados sem licitação entre estatais e prefeituras.

Read More
Notícias ao Minuto Brasil – Economia

LIVE OFFLINE
track image
Loading...