Bem-vindo(a). Hoje é Guarantã do Norte - MT

Juiz eleitoral de Sinop avalia que votação será mais rápida no 2º turno dia 30

Juiz eleitoral de Sinop avalia que votação será mais rápida no 2º turno dia 30
Compartilhe!

O juiz eleitoral da comarca, Cleber Luiz Zeferino, acredita que eleitor sinopense vai ficar menos tempo na fila e votará mais rápido no próximo dia 30, no segundo turno.“Como agora [a eleição] é só para presidente, nossa perspectiva é de que seja tranquilo. Nós não tivemos nenhum incidente no primeiro turno e esperamos que continue no segundo turno da mesma forma”, disse ao Só Notícias.

O magistrado analisou que o problema enfrentado em Sinop foi o mesmo nas demais regiões. “A única questão que ocorreu no Brasil inteiro foi o aumento das filas e da demora na votação, causada pela questão do tempo necessário para fazer a biometria e votar nos cinco cargos”, apontou. Em algumas seções eleitorais como a escola Nilza de Oliveira Pipino, no centro, houve sessões com filas longas e eleitores esperando mais de uma hora e meia para votar. Na escola Edna Dalabetta, no bairro Umuarama II, teve casos de demora ser superior a duas horas.

A totalização das urnas também deve ser mais rápida neste segundo turno, para divulgação do resultado final em Mato Grosso e no país, já que computadores do Tribunal Superior Eleitoral vão receber uma carga inferior de dados para processar. “No primeiro turno eram todos os dados, deputado federal e estadual, senador, governador e presidente, de todos os estados da federação, uma carga maior de trabalho. A tendência é que seja mais rápida a totalização”, analisou Cleber Zeferino,

O juiz acrescentou também que o plano de trabalho nas sessões eleitorais será o mesmo do primeiro turno, e reforçou que a biometria é uma medida adota em consenso com a população, para promover mais segurança nas votações.

Em Sinop, maior colégio eleitoral do Nortão, 106 mil eleitores estão aptos a votar em 297 sessões eleitorais distribuídas em escolas e universidades da cidade.

Em Mato Grosso devem votar mais de 2,2 milhões de eleitores e as abstenções, no primeiro turno, foram de 23%.

Fonte: Só Notícias
Artigo Original em > www.sonoticias.com.br

LIVE OFFLINE
track image
Loading...