Secretaria Municipal de Saúde de Guarantã do Norte coletou 70 bolsas de sangue
No último sábado, 13 de agosto, foi realizada no centro de especialidades, a 3ª etapa da campanha de doação de sangue deste ano de 2022.Com o tema “Doe Sangue Doe Vida”, a campanha foi promovida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), banco de sangue, em parceria com o Hemocentro de Colíder.
As campanhas são realizadas a cada três meses no município, além do espaço físico para montar toda estrutura é mobilizado também toda uma equipe de profissionais como técnicos de enfermagem, enfermeiros e equipe médica.
No horário das 07:00h às 12:00h passaram pela triagem 102 doadores, deste número 12 foram considerados inaptos a doação.
Foram coletadas 70 bolsas de sangue.Em média, a agência transfusional realiza 60 transfusões mensais, entre os pacientes receptores estão os acidentados, parturientes, pacientes da oncologia e também portadores de doenças hematológicas.
Segundo a Coordenadora Banco de Bangue Guarantã do Norte/MT, Natallia Mioto, o ato de doar sangue significa estender a mão ao próximo. “O resultado é considerado positivo, isso significa que os doadores de Guarantã do Norte estão abraçando esta causa em prol do amor.
Queremos em nome da Secretaria Municipal de Saúde agradecer a todos que compareceram para doar. A nossa próxima campanha será no mês de dezembro e já contamos com o apoio e doação da população”, comentou Natallia Mioto.
A Doação de sangue é o processo pelo qual um doador voluntário tem seu sangue coletado para armazenamento em um banco de sangue ou hemocentro para uso subsequente em transfusões de sangue.
A quantidade de sangue retirada não afeta a sua saúde porque a recuperação é imediata após a doação. Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450 ml de sangue.
É pouco para quem doa e muito para quem precisa! Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas e plasma), e assim, poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada.
Por: Ademir Junior/Assessoria de comunicação Prefeitura do Norte-MT







