Durante seminário em Guarantã do Norte, pré-candidata a deputada estadual destaca regularização ambiental de empreendimentos minerários
A pré-candidata a deputada estadual, a servidora pública Sheila Klener (PSDB), participou do 3º Seminário de Mineração do Norte de Mato Grosso, realizado em Guarantã do Norte (a 707 km de Cuiabá), entre os dias 19 e 21 de julho, e destacou a importância da regularização ambiental para o crescimento da indústria mineral no Estado.
O evento foi organizado pela Federação das Cooperativas de Mineração de Mato Grosso (Fecomin) e a Companhia Matogrossense de Mineração (METAMAT). Geóloga formada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e mestre em geociências, Sheila Klener pontuou a importância do seminário para o avanço das pautas relacionadas ao setor da mineração.
“O 3º Seminário de Mineração do Norte de Mato Grosso foi muito importante porque demonstrou para a população acadêmica, para os empreendedores e para a sociedade em geral a importância da pesquisa para a indústria mineral do Estado. Foram apresentados grandes projetos de pesquisa, principalmente de polimetais como cobre, zinco, chumbo, bem como o protagonismo na área de mineração que Mato Grosso vem ganhando no cenário nacional”, destacou.
O evento teve a presença de pessoas que ocupam cargos estratégicos no Ministério de Minas e Energia (MME), Agência Nacional de Mineração (ANM), Serviço Geológico Brasileiro (CPRM), dentre outras instituições.
Segundo as informações divulgadas no seminário, a atividade mineral garantiu R$ 6,2 bilhões aos cofres públicos do Estado no último ano, além de gerar cerca de 150 mil empregos diretos e indiretos. O setor também está presente em 80 dos 141 municípios de Mato Grosso.
A pré-candidata à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) enfatizou ainda que a regularização da atividade em relação ao meio ambiente é importante para o desenvolvimento do setor no Estado e reduzir os impactos ambientais.
“No evento, pude mostrar a importância da regularização ambiental da atividade mineral. Toda oportunidade que tenho, falo sobre a importância do licenciamento da atividade mineral em relação aos requisitos ambientais, porque além de fazer com que o empreendedor conheça sua atividade e saiba mitigar os impactos, faz com que seja agregado valor ao produto, seja ele ouro, diamante, areia, calcário, argila e até mesmo água mineral”, pontuou.
Além da regularização ambiental da mineração, o evento discutiu o avanço sustentável. “Foi muito importante para mostrar para a sociedade mato-grossense o importante papel da indústria mineral e principalmente da Mineração Artesanal de Pequena Escala (MAPE) para o desenvolvimento de Mato Grosso”, finalizou Sheila Klener.
Por Thays Amorim | Jornalista, Foto: Vitória Molina/Assessoria
—



