Bem-vindo(a). Hoje é Guarantã do Norte - MT

Computador funciona por meio ano com bateria movida a algas

Computador funciona por meio ano com bateria movida a algas
Compartilhe!

Olha que incrível! Usando apenas água, luz e uma espécie de algas ‘não tóxicas’ chamadas Synechocystis, um experimento científico foi capaz de alimentar, por meio ano, um computador.

Pesquisadores da Universidade de Cambridge, Inglaterra, criaram uma bateria que gera energia para alimentar continuamente o microprocessador.

O estudo mostra que esse sistema tem potencial para se tornar uma maneira confiável e renovável de alimentar pequenos dispositivos como celulares, TVs entre outros.

Como funciona a bateria natural

Vamos lá: a energia é gerada por meio da fotossíntese das algas, que cria uma pequena corrente elétrica aproveitada por um eletrodo de alumínio, capaz de alimentar um microprocessador.

Apesar da fotossíntese depender de luz, o dispositivo pode produzir energia durante períodos de escuridão. (estou chocada, que incrível!).

O dispositivo

Com o tamanho de uma bateria AA, o equipamento usa materiais simples e acessíveis, além de serem recicláveis.

O equipamento produziu cerca de 4 microwatts de energia por centímetro quadrado e alimentava o microprocessador por 45 minutos, seguidos de 15 minutos de pausa.

“Ficamos impressionados com a consistência com que o sistema funcionou por um longo período de tempo – pensamos que poderia parar depois de algumas semanas, mas continuou”, disse Paolo Bombelli, do Departamento de Bioquímica da Universidade de Cambridge, primeiro autor do estudo.

Foto: Universidade de Cambridge

Foto: Universidade de Cambridge

Foto: Universidade de Cambridge

Foto: Universidade de Cambridge

Com informações de Adrenaline

Só Notícia Boa
Read More

LIVE OFFLINE
track image
Loading...