Bem-vindo(a). Hoje é Guarantã do Norte - MT

Sindicato Rural e Senar realizaram o curso de Planejamento e aproveitamentos de alimentos

Sindicato Rural e Senar realizaram o curso de Planejamento e aproveitamentos de alimentos
Compartilhe!

Orientar a família, sobre as formas corretas de preparo dos alimentos com a finalidade de preencher as deficiências de uma alimentação inadequada, garantindo com isso diminuição de desperdícios, redução de custos e melhor qualidade de vida, além de conhecer as formas de uma alimentação saudável, utilizando o potencial dos alimentos com técnicas caseiras.

É com esses objetivos que o Sindicato rural de Guarantã do Norte/MT, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENSAR, realizaram entre os dias 21 a 25 de fevereiro o curso de Planejamento e aproveitamentos de alimentos.

10 mulheres estiveram participando do curso, aonde aprenderam as técnicas de planejamentos de como manipular os aproveitamentos alimentar transformando os mesmos em Alimento funcional que é todo alimento que produz efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou efeitos benéficos à saúde, quando consumidos usualmente e acompanhados por hábitos saudáveis.

A instrutora que ministrou o curso Maria Célia Rezende relatou que todos os alimentos que muitas das vezes são descartados podem ser transformados em saborosos pratos, ela deu o exemplo a parte branca da casca da melancia que da um saboroso doce, também a casca da banana que dá uma nutritiva farofa. “Geralmente são desses aproveitamentos que tiramos os nutrientes e, no entanto, na maioria das vezes são descartados”, explicou a instrutora, ela ainda acrescentou que, além de controlar a alimentação estamos cuidando da saúde.

A Aluna Adriana Gomes, disse ter ficada muita impressionada com o curso e que agora estará ponde em prática tudo que aprendeu, e estará enriquecendo ainda mais o cardápio da família com as novas técnicas alimentar. “Muitas coisas eu descartava e agora sei como aproveitar, podemos, por exemplo, aproveitar quase tudo nas frutas, legumes”, relatou a cursista Adriana.

Foram realizados aproximadamente 70 tipos de receitas, com aproveitamento dos alimentos como os legumes, verduras, frutas e outros tipos de alimentos, que foram confeccionados vários práticos e uns bem exóticos como o doce de beterraba com cenoura e fibras, também teve o suco de mandioca, o doce beijinho feito da massa de mandioca e vários outros. 

Por Célio Ribeiro/Roteiro Notícias (Fotos: Célio Ribeiro)

Célio

LIVE OFFLINE
track image
Loading...