Após quatro décadas de reivindicações, MT terá um Conselho de Classe para Técnicos Industriais
Os Técnicos Industriais terão, após mais de quarenta anos de reivindicações para reconhecimento da categoria, eleições para instituir um Conselho de Classe que represente os profissionais de modo regional. A Resolução 157, publicada no Diário Oficial da União em novembro do ano passado, institui a criação do Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 5ª Região, o CRT 05, com sede em Cuiabá.
A jurisdição do CRT 05 vai abranger também os técnicos que atuam em Mato Grosso do Sul. Ao todo, são 3.008 Técnicos Industriais nos dois estados aptos a votar. As eleições gerais (Conselho Federal e Conselhos Regionais), estão marcadas para 26 de abril.
Atualmente, tanto Mato Grosso quanto Mato Grosso do Sul, integram o CRT 01, que engloba e representa nove estados brasileiros. Após a resolução 157, a abrangência do Conselho foi desmembrada, sendo que os estados de MT e MS passarão a formar um único Conselho.
Segundo o Técnico Industrial Givaldo Dias Campos, que atua há mais de vinte anos em Cuiabá, com ênfase na acessibilidade em obras, o Conselho de Classe tem um papel importante no que tange ao reconhecimento da categoria. “A nossa área de atuação tem uma abrangência significativa. Passa desde orientar a manutenção preventiva e corretiva de equipamentos e instalações, acompanhar pesquisas tecnológicas e elaboração de projetos; prestar assistência na compra e utilização de produtos, até implementar e monitorar processos de melhoria contínua, entre outras responsabilidades. Nós estamos falando em instituir um Conselho que vai abranger dois grandes estados, que são Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. É uma grande responsabilidade e também um desafio que sabemos que podemos enfrentar com a colaboração de colegas que também querem ver a nossa carreira valorizada”, disse.
Givaldo Dias Campos é formado em Técnico em Edificações pela Escola Técnica Federal de Mato Grosso (atual IFMT), com especializações na área de patologia das edificações, segurança do trabalho, acessibilidade, desenho universal, avaliações de imóveis e projetos de arquitetura. Exerceu mandato como Conselheiro Titular da Câmara Especializada de Arquitetura e Urbanismo do CREA-MT por dois mandatos, representando os Técnicos em Edificações, pelo Sintec-MT. Agora, disputa as eleições para a presidência do Conselho Regional dos Técnicos Industriais em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
“Nós lutamos por muito tempo para que nossa categoria fosse respeitada e ter um Conselho de Classe que seja atuante, que administre os recursos com responsabilidade e transparência e que dê uma resposta à categoria, é fundamental. Foi por essas questões, com apoio dos colegas, que decidi colocar meu nome à disposição”, disse Givaldo.
O processo eleitoral de 2022 será o primeiro a ser realizado de maneira integrada, quando serão escolhidos tanto os dirigentes e conselheiros para o Conselho Federal (CFT), quanto para os Conselhos Regionais, agora já com o novo desenho geográfico.
Conforme ficou definido na Resolução 51 de janeiro de 2019, as eleições para escolha de novas diretorias e de conselheiro regional dos Conselhos Regionais dos Técnicos Industriais – CRT’s vão ser realizadas por meio de cédula eleitoral, de forma manual, com urnas disponibilizadas em municípios onde haverá candidatos nas chapas.
As eleições estão marcadas para o dia 26 de abril de 2022 e o voto é obrigatório para todos os profissionais inscritos e devidamente registrados no Sistema CFT, que estejam em dia com suas obrigações e anuidades e que não estejam cumprindo sanção de suspensão de registro por infração ética.
Fonte:



