Sema emite licença para empreendimentos de baixo impacto com tempo médio de análise de três dias
Mais de 100 atividades de baixo impacto ambiental foram beneficiadas com a medida que desburocratizou o licenciamento
Lorena Bruschi
| Sema-MT
Em um ano de implantação da Licença por Adesão e Compromisso (LAC), pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), foram emitidas 856 autorizações com um tempo médio de três dias de análise de cada processo. O tempo de resposta do órgão ambiental está muito abaixo do prazo estipulado pela Lei, que é de 30 dias.
A LAC é emitida de forma automática para empreendimentos de reduzido impacto ambiental, especificados em lei, após a conferência do enquadramento e dos documentos por parte da Sema. É necessário ainda o pagamento da taxa e assinatura do Termo de Adesão e Compromisso de que vai cumprir as condicionantes e as normas legais.
A LAC faz parte do Programa Sema Digital, que integra o Mais Mato Grosso, o maior programa de investimentos da história do Estado. No órgão ambiental, as ações incluem a revisão, modernização e desburocratização da legislação ambiental, responsabilização e eficiência no licenciamento ambiental.
Além da Licença por Adesão e Compromisso (LAC), também foram implementadas a Licença Ambiental Simplificada (LAS), a outorga de uso da água totalmente digital, e a automatização e digitalização das cobranças das taxas ambientais. A emissão de taxas feita pelo próprio contribuinte para autorização e certidão negativa de débitos começou a ser feita em dezembro deste ano.
Saiba mais em: www.sema.mt.gov.br .
Read More
Governo do Estado de Mato Grosso



