Bem-vindo(a). Hoje é Guarantã do Norte - MT

SES promove segunda fase do programa PlanificaSUS no Sul do Estado

SES promove segunda fase do programa PlanificaSUS no Sul do Estado
Compartilhe!

SES promove segunda fase do programa PlanificaSUS no Sul do Estado

Evento ocorrerá de forma híbrida, com transmissão pelo canal TeleEduca Mato Grosso, no YouTube


Rose Velasco

| SES-MT

Foto de evento realizado antes da pandemia – Foto por: Secom

Foto de evento realizado antes da pandemia

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) promoverá, nesta terça-feira (26.10), um workshop de abertura da segunda fase do programa PlanificaSUS Mato Grosso. O evento contemplará a Região de Saúde Sul Mato-grossense e ocorrerá de forma híbrida a partir das 8h30, no Auditório do SEST/SENAT, do município de Rondonópolis, e com transmissão pelo canal TeleEduca Mato Grosso, no YouTube.

No workshop, haverá palestra do professor e dentista Eugênio Vilaça Mendes, que abordará o tema “O papel da atenção primária à saúde e da atenção ambulatorial especializada na organização da Rede de Atenção à Saúde no SUS”.

A Região Sul Mato-grossense foi selecionada e aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB-MT) como a primeira região no Estado a implantar o PlanificaSUS.

O processo teve início com o workshop de abertura da primeira fase, em julho de 2019, no município de Rondonópolis, onde ocorreu a assinatura do Termo de Adesão de 19 municípios da região. A primeira fase foi finalizada em dezembro de 2020.

A segunda fase do PlanificaSUS pretende fortalecer os macroprocessos da Atenção Primária à Saúde (APS) e Atenção Ambulatorial Especializada (AAE), organizados na primeira fase, e implantar novas ações que foram suprimidas na Fase 1 em função da pandemia pela Covid-19. Essa etapa também abordará processos não previstos anteriormente, como o autocuidado apoiado, cuidados continuados e paliativos, segurança do paciente e os da vigilância em saúde.

O programa terá sua continuidade no triênio 2021-2023, com o objetivo de implantar a metodologia de Planificação da Atenção à Saúde (PAS), proposta pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Em razão dos protocolos sanitários exigidos durante a pandemia pela Covid-19, o evento acontecerá de forma híbrida, mas contará com a participação presencial dos 19 secretários Municipais de Saúde da Região de Saúde Sul Mato-grossense; do presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-MT), Marco Antônio Norberto; da Assessora do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Maria José Evangelista; de representantes do Ministério da Saúde; do Coordenador Nacional do PlanificaSUS (Hospital Israelita Albert Einstein), Márcio Paresque; da Diretora do Escritório Regional de Saúde de Rondonópolis, Marilza Nascimento; e de representantes do Grupo Condutor do PlanificaSUS, coordenado pela servidora Regina Amorim.

Importância do PlanificaSUS

A Planificação da Atenção à Saúde é uma proposta teórica metodológica elaborada pelo Conass com o objetivo de apoiar as equipes técnicas e gerenciais dos Estados e Municípios na implantação das Redes de Atenção à Saúde, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Esse programa permite desenvolver a competência das equipes para o planejamento e a organização da Atenção à Saúde, com foco nas necessidades dos usuários, baseando-se em diretrizes clínicas, de acordo com o Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC).

Resultados da 1ª fase

Durante os anos de 2019 e 2020, foi realizado o Curso de formação em ensino à distância e semipresencial, para formação de Facilitadores e Tutores do PlanificaSUS, desenvolvido e certificado pela área de ensino e pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein.

Neste curso, foram capacitados 77 facilitadores e 31 tutores dos municípios da região de saúde; realizados quatro workshops em formato presencial nos 19 municípios da região, com a capacitação de mais de dois mil profissionais de saúde da Atenção Primária e da Atenção Ambulatorial Especializada; oito Oficinas Tutoriais nas Unidades Básicas de Saúde dos 19 municípios da região e na Unidade Laboratório em Rondonópolis, com índice de desempenho de 99%.

Também foram realizadas oficinas tutoriais virtuais específicas, visando apoiar as unidades na organização dos serviços frente à pandemia e realizar o monitoramento das ações que já estavam sendo executadas.

C

Read More
Governo do Estado de Mato Grosso

LIVE OFFLINE
track image
Loading...