Escolas Municipais de Vera retomam aulas presenciais
Unidades de ensino seguiram todos os protocolos de biossegurança para uma volta às aulas segura para as crianças e para os profissionais
Na manhã desta segunda-feira (16) de agosto foi realizada no Município de Vera a tão esperada volta às aulas presenciais, nas Escolas Municipais Nilza de Oliveira Pipino, Aloízio Jacob Webler e Victor Valendolf. Neste primeiro momento as aulas serão retomadas respeitando a capacidade máxima de 25% dos alunos por sala de aula nos primeiros 30 dias e após, 50% dos alunos por sala de aula.
As escolas foram preparadas respeitando todos os protocolos de biossegurança para receber os alunos. A diretora da Escola Nilza Iliete Rodrigues Gracino, tranquilizou os pais sobre a volta às aulas. “Passamos o primeiro semestre nos organizando montando o nosso guia de retorno com protocolos que serão seguidos. Temos vários servidores que foram remanejados de outras instituições para auxiliar neste momento. Por hora a quadra e o parquinho estão interditados, as crianças não irão utilizar, porque este momento da volta de 25% é de adaptação. Estamos de volta a um novo normal. E os pais podem ter tranquilidade para enviar seus filhos para a escola, pois estamos preparados para receber os alunos. Os pais que quiserem visitar a escola e ver como está o espaço podem entrar em contato que vamos agendar e estar mostrando como a escola foi preparada”, destacou a diretora.
A maioria dos alunos chegou à escola neste primeiro dia, acompanhados de pais e responsáveis. Nubia Paula, que é mãe e levou seu filho até a porta da sala de aula, falou da importância desta volta às aulas. “Esta volta às aulas para o meu pequenininho é muito importante, porque ele perdeu muita aula desde que se iniciou esta pandemia. E essa volta às aulas neste momento é muito importante, claro tomando todos os cuidados, porque as crianças precisam aprender mais, evoluir mais e só com a apostila estava meio difícil. Mas graças a Deus agora tivemos a volta às aulas presenciais”, ressaltou a mãe.
A secretária de Educação, Cultura e Desporto de Vera Cecilia Gabriela Moraes esteve presente na escola para acompanhar o andamento deste primeiro dia, e fez um agradecimento especial a todos os servidores da educação. “O tão esperado momento do retorno às aulas presenciais chegou. E estamos aqui trabalhando da melhor forma para atender aos nossos alunos. A partir de hoje neste sistema híbrido atenderemos 25% e depois de 30 dias iniciaremos com 50% da demanda dos alunos. Gostaria de destacar todo o trabalho que foi realizado para este retorno, além de toda a preocupação de seguir os protocolos de biossegurança que estão estabelecidos no guia do Ministério da Educação, e que cada escola juntamente com a Secretaria elaborou o seu próprio guia. O guia específico para o atendimento neste sistema diante desta situação de pandemia. E além disso, todo o preparo que tivemos desde o ano passado com o apoio da equipe de saúde temos feito capacitações e orientações aos nossos servidores em relação a todos os cuidados que temos que seguir. Também preparamos toda a parte de alimentação escolar, do transporte, as monitoras tanto nas escolas, quanto no transporte escolar que são as equipes de apoio, que estão também ajudando e são de muita importância neste momento. E tivemos toda a preocupação para que este retorno seja de fato seguro. Nós temos aí mil unidades de garrafas para ser utilizadas para o consumo de água pelos alunos, porque dentro das regras não se utiliza o bebedouro. Cada aluno receberá sua garrafinha identificada com seu nome e também disponibilizamos para os servidores a fim de que a gente siga todas as regras conforme está definido. E quero desde já agradecer a toda equipe da Educação municipal por todo empenho que estamos tendo. E dizer que juntos possamos construir este novo tempo na educação”, conclui Gabriela.
Por Dieny Vieira/Assessoria



