Bem-vindo(a). Hoje é Guarantã do Norte - MT

TCU determina que hospitais militares cedam leito vago para civis em situações de crise

TCU determina que hospitais militares cedam leito vago para civis em situações de crise
Compartilhe!

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O TCU (Tribunal de Contas da União) determinou que as Forças Armadas cedam leitos clínicos e de UTI vagos em hospitais militares a civis atendidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde), em casos de colapso do sistema.

O órgão apurou possíveis irregularidades no Ministério da Defesa e nos comandos de Aeronáutica, Exército e Marinha, por não ofertarem leitos a civis disponíveis em unidades militares de saúde durante a pandemia de Covid-19.

Isso porque essas unidades fazem parte da administração pública, recebem recursos federais e utilizam instalações da própria União.

Segundo auditoria do TCU, os hospitais militares consomem R$ 3,45 bilhões em dinheiro público. Isso corresponde a 71% dos recursos provenientes do Tesouro Nacional.

Por isso, o tribunal determinou ao Ministério da Saúde, à Casa Civil e ao Ministério da Defesa a adoção de medidas para os casos em que os sistemas de saúde de localidades entrem em colapso pelo excesso de demanda.

Para o tribunal, caso haja disponibilidade da oferta de serviços de saúde pelas unidades militares, não há razões para que não se somem esses serviços aos demais oferecidos pelas unidades do SUS, com a finalidade de preservar vidas.

O TCU também recomendou aos órgãos que disponibilizem diariamente os dados referentes a cada uma de suas organizações de saúde, com discriminação do quantitativo total de leitos clínicos e de UTI, bem como a taxa de ocupação de cada um.

Documento enviado pelo Ministério da Defesa à CPI da Covid no Senado mostrou que, diante de pedidos de estados e municípios, as Forças Armadas negaram o compartilhamento de leitos de enfermaria e de UTI com civis, apesar de haver vagas disponíveis em hospitais militares

O documento é assinado pelo ministro Walter Braga Netto. As solicitações foram feitas por Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Amazonas e pelo município de Xanxerê, em Santa Catarina.

A pasta não detalhou quando os governos estaduais pediram os leitos, mas as planilhas entregues à CPI mostram que, em diversos períodos de janeiro a abril deste ano, havia vagas. Esses leitos ficam bloqueados à espera de militares e seus dependentes.

Notícias ao Minuto Brasil – Brasil
Read More

LIVE OFFLINE
track image
Loading...