Profissionais da Educação de Vera participam formação sobre ensino híbrido com Geraldo Peçanha
O curso teve início na semana passada e segue até a próxima sexta-feira (09)
A Prefeitura Municipal de Vera através da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto contratou o Professor Dr. Geraldo Peçanha de Almeida para dar um curso com duração de uma semana para professores, tdis, monitores e equipes gestoras da Rede Municipal de Ensino sobre Ensino Híbrido. A formação teve início na semana passada e segue até a próxima sexta-feira (09). O curso tem sido ministrado de forma online e os professores tem aproveitado bem cada momento. A Professora da Escola Municipal Nilza de Oliveira Pipino, Elaine Rodrigues de Brito, falou da importância do curso para os professores.
“Participar da formação do curso de ensino híbrido com o Professor Dr. Geraldo Peçanha de Almeida, está nos possibilitando uma grande aprendizagem, principalmente nesse momento que vem trazendo desafios frente a esse novo conceito de paradigmas de educação digital. Com as dimensões do ensino híbrido colocadas nessa formação pelo Professor Dr. Geraldo Peçanha, essa formação está nos fazendo compreender e apreender esses novos desafios que estamos encontrando, sobre o ensino remoto ou aula remota, educação online e educação híbrida, onde o professor nos mostra como trabalhar e desenvolver práticas pedagógicas e tecnológicas dentro do ensino híbrido”, destacou Elaine.
A diretora da Escola Nilza Iliete Rodrigues Gracino participou de uma das atividades e explicou como foi para ela. “Estamos participando do Curso Ensino Híbrido Metodologias Ativas, esta é uma das atividades proposta pelo curso com uso de meios tecnológicos que consiste em criar uma atividade sobre a aula de Cultura Maker do aprender fazendo. O objetivo desta atividade é o uso do blog quanto à postagem, comentários e socialização. Realizei minha atividade proposta sobre cultura marker, utilizando 100 copos descartáveis e um grampeador e aos poucos foi se formando minha obra de arte, eu gostei muito da minha criação, pois a mesma representa um coração e o mesmo simboliza tradicionalmente os sentimentos, a paixão e o amor. E eu sou uma professora apaixonada pela minha profissão”, relatou Iliete.
O professor Manoel dos Santos também da mesma escola também deu sua contribuição sobre como está sendo para ele a formação. “O ensino híbrido chega para nós na educação de Vera como algo inovador, a partir de uma necessidade advinda da pandemia. Embora o conceito “Ensino híbrido”, não seja novo, ele trás uma proposta inovadora com a qual a escola poderá dar conta dos seus objetivos que é uma formação escolar humana global dos estudantes de forma instigadora, prazerosa e significativa, já que engloba as novas tecnologias que nos dias de hoje é o que mais tem atraído a atenção e a curiosidade de todos nós, mais principalmente de crianças e jovens”, conclui o professor.
Por Dieny Vieira



