Polo da UniCV de Guarantã do Norte, lança o curso Psicomotricidade e Ludicidade na Educação Infantil
O Polo da UniCV, de Guarantã do Norte/MT, está disponibilizando o curso Tecnólogo em Psicomotricidade e Ludicidade na Educação Infantil, foi pensado para atender às necessidades existentes nesta fase de formação, e que são entendidas como essenciais para a construção do conhecimento e do amadurecimento infantil.
Os psicomotricistas são solicitados e habilitados a atuar na Docência da Educação Infantil, mas não em moldes tradicionais, pois as disciplinas cursadas lhe permitirão uma prática pedagógica dinâmica e sincronizada, podendo atuar em diferentes setores do ramo profissional, como em instituições de ensino básico, ensino superior e educação especial.
O Psicomotricista é o profissional que age nas áreas da saúde, educação e cultura, avaliando, prevenindo, cuidando e pesquisando o indivíduo em relação ao ambiente e processos de desenvolvimento, tendo por objetivo atuar nas dimensões do esquema e da imagem corporal em conformidade com o movimento, a afetividade e a cognição.
Um psicomotricista pode trabalhar também nas seguintes áreas:
Educacional: nas escolas do ensino básico, no desenvolvimento psicomotor dos alunos, através de brincadeiras, jogos e desafios nos quais insere técnicas e conhecimentos com esse fim. Assim, os alunos atingem os objetivos do profissional de forma prazerosa e divertida.
Saúde: em UTIs, ambulatórios, enfermarias e casas de repouso, estimulando os pacientes a recuperarem sua mobilidade e cognição ou ampliarem seus limites físicos e mentais. Esse trabalho pode ser feito com pacientes em diferentes estágios de doenças, bem como idades. Por isso, em casas de repouso, o psicomotricista tem um importante trabalho terapêutico e educacional com idosos.
Consultórios e clínicas especializadas: realizando terapia psicomotora com pacientes individuais ou em grupo, trabalhando conforme as limitações observadas em cada indivíduo.
Empresarial: as empresas utilizam a Psicomotricidade Relacional de modo a melhorar o convívio no ambiente de trabalho. Diferentemente de uma palestra ou um workshop, esse é um trabalho permanente em que são realizadas práticas de autoconhecimento, ajustes comportamentais e convívio no coletivo.
A prática psicomotora se dá de forma Individual ou em grupo, da concepção até a terceira idade, e compreende as necessidades de adaptação sensoriais, sociais, comportamentais e de crescimento pessoal.
Para maiores informações os interessados podem estar procurando o Polo da UniCV, localizado na Rua Cambará, 1145 Centro, (antiga Escola Paulo Freire), em Guarantã do Norte, ou pelo WhatsApp 66 99610 1373.
Por Célio Ribeiro/Roteiro Notícias



