Bigode chinês: Saiba dicas de como evitar e técnicas que suavizam linha de expressão
“Ruga do sorriso” e “bigode chinês” são os nomes populares dado ao sulco nasogeniano – linha que se estende da região da asa do nariz até o canto da boca. Muito associada à flacidez e ao processo de envelhecimento da pele, esta marca de expressão pode ser prevenida e combatida não só com procedimentos estéticos, mas também com mudança de hábitos, como explica a dermatologista Luciana Hitomi.
Famosas como Gretchen, Joelma, Sarah Andrade, Poliana Rocha, Carla Prata e Gyselle Soares já falaram abertamente sobre esta característica e os tratamentos que utilizaram para suavizá-la.
Apesar de incomodar mais pacientes a partir dos 35 anos, como explica Luciana, a marca pode surgir devido à predisposição genética, independente da idade. Por isso, algumas medidas de prevenção podem ser adotadas em diversas fases da vida.
Medidas de prevenção
Um dos fatores que favorece o surgimento do bigode chinês é a flacidez, portanto, conforme explica Hitomi, evitar este aspecto pode diminuir a probabilidade do surgimento da linha de expressão.
- Estímulo de colágeno: tratamentos que estimulem o colágeno são bem-vindos para em todas as faixas etárias;
- Hábitos saudáveis: a dermatologista destaca que cuidados com a saúde interferem na velocidade do processo de envelhecimento. Por isso, evite tabagismo, exposição solar desprotegida, má alimentação e baixa qualidade do sono. Além disso, estresse e alterações bruscas de peso também podem influenciar.
Tratamentos mais frequentes
Luciana Hitomi destaca que a primeira abordagem é o tratamento da flacidez da face, impedindo que o peso da lateral do rosto caia sobre a região. Para isso, alguns métodos podem ser utilizados:
- Micro-pulsações: ondas de ultrassom provocam micro-lesões controladas e estimulam a produção de colágeno e elastina, contribuindo no reposicionamento das estruturas da face;
- Aplicação de preenchimento: injetáveis como bioestimulador de colágeno e preenchimento com ácido hialurônico favorecem a estruturação da face;
- Fios de PDO: aplicado diretamente no sulco nasogeniano, este procedimento insere um fio de material sintético e absorvível, que contribui no preenchimento e estímulo de colágeno da região.
Existe tratamento natural?
“Tratamento natural é igual a programa de rejuvenescimento personalizado: depende da estrutura facial e do processo de envelhecimento de cada paciente. O ideal é o profissional avaliar individualmente a característica de cada um, indicando tratamentos que dão resultados naturais”, afirma Luciana.
Por Lauanda Cardoso



