Bem-vindo(a). Hoje é Guarantã do Norte - MT

Queimadas deixam rastro de destruição por três biomas em Mato Grosso

Queimadas deixam rastro de destruição por três biomas em Mato Grosso
Compartilhe!

O Dia da Amazônia foi comemorado, nesta quinta-feira (5/9), sem alteração do cenário das queimadas e da seca extrema. Segundo o Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), nas últimas 48 horas, o Brasil registrou mais de 9 mil focos de incêndio. Da área atingida pelo fogo, 45,2% estão na Amazônia.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por sua vez, informou que a região sul da Amazônia Legal e quase toda a região central do país estão sob alerta laranja (perigo) e alerta amarelo (perigo potencial) para ondas de calor, e alerta laranja para baixa umidade relativa do ar, que contribui para que os focos de queimadas continuem se alastrando.

Na quinta-feira, a ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva, disse, na Comissão do Meio Ambiente (CMA) do Senado, que “estamos diante de um processo severo de mudança climática”, e descreve a situação como “química altamente deletéria e inimaginável”.

Mato Grosso, que abriga três biomas diferentes, tem sido o estado que mais vem sofrendo com incêndios ao longo de 2024, com 30,2 mil focos de queimada registrados, de acordo com dados do Inpe. Somente na terça-feira, o estado registrou 1,4 mil indicativos de fogo, sendo 739 na Região Amazônica, 581 no Cerrado e 73 no Pantanal.

Por Correio Braziliense

Célio

LIVE OFFLINE
track image
Loading...