Mombora e eureciclo em prol do consumo sustentável
Em 2022 a certificadora reciclou junto a empresas do ramo alimentício, mais de 107 mil toneladas de embalagens tendo a foodtech em seu portfólio de clientes
São Paulo, abril de 2023 – No último ano, o setor de alimentos foi responsável por reciclar mais de 107 mil toneladas de embalagens junto à eureciclo, maior operadora de logística reversa do país, que possui a missão de elevar as taxas de reciclagem do mercado. Hoje, as empresas do segmento, correspondem a 32% do total da base de clientes da empresa, que conta com a Mombora, indústria de alimentos com ingredientes 100% naturais e nativos do bioma brasileiro.
Com o selo eureciclo de compensação ambiental aplicado em suas embalagens, a foodtech atribui visibilidade a cadeia de reciclagem, a fim de promover entre os consumidores uma revolução sustentável, com confiabilidade e segurança. As marcas que o utilizam comprovam seu alinhamento ao trabalho de reciclagem e contribuem para evitar impactos negativos ao meio ambiente, fazendo a compensação de pelo menos 22% do volume total de embalagens vendidas, que no caso da Mombora é de 100%.
“Temos na Mombora valores claros de responsabilidade ambiental e respeito às florestas, transmitindo aos nossos consumidores estes ideais por meio das nossas ações e investindo cada vez mais em um modelo de produção consciente”, afirma João Pedro Solano, CEO da Mombora.
A foodtech é, atualmente, a única em seu mercado com aposta 100% natural, com o diferencial de promover a biodiversidade, incentivar a regeneração das florestas, cuidar do meio ambiente e investir nas melhores práticas em toda cadeia, atribuindo valor às frutas típicas do país para suas produções e apoio a agricultura familiar.
“Quando uma marca importante como a Mombora faz a compensação ambiental de um volume superior ao que é exigido pela lei, ela reforça o seu compromisso com o planeta e com as pessoas, e inspira mais empresas a fazerem o mesmo. Isso acaba influenciando positivamente todo o ecossistema”, explica Juliana Bonato, desenvolvedora de negócios da eureciclo.
Como funcionaNo caso da Mombora, o selo eureciclo informa e garante que a marca vai além da obrigação legal e compensa toda a emissão de embalagens, anulando o impacto da sua atuação na natureza
A certificação garante o rastreamento do processo de reciclagem, por meio de uma plataforma tecnológica, garantindo que não haja inconsistências.
O modelo utilizado é a compensação ambiental, uma das alternativas para viabilizar a logística reversa, considerando a dimensão do território brasileiro, que dificulta a recuperação das embalagens próprias. Ao direcionar para reciclagem resíduos equivalentes aos seus, em peso e material, as empresas de bens de consumo, remuneram as centrais de triagem (cooperativas e operadores) pelo serviço ambiental prestado e recebem os Certificados de Reciclagem como forma de comprovação legal. É um mecanismo financeiro que ajuda a equilibrar os impactos dos resíduos sólidos na natureza, incentiva a cadeia de reciclagem de materiais complexos e oferece sustentabilidade financeira para o setor.
Sobre a Mombora
A Mombora, marca de alimentos com ingredientes 100% naturais e nativos do bioma brasileiro, foi fundada com o intuito de inovar e conectar a experiência com consciência. Para isso, a empresa oferece alimentos livres de conservantes e qualquer ingrediente artificial. Se destacando no mercado, a Mombora dispõe de produtos com ingredientes nativos do bioma brasileiro para proporcionar experiências reais sem deixar o sabor de lado.
Provocando a disrupção do até então normal, a empresa compreende a necessidade daqueles que desejam mais qualidade de vida com responsabilidade social e ambiental. Para isso, a Mombora descobriu que produzir alimentos naturais no Brasil é mais do que inovar. Em um mercado promissor, a Mombora continuará a expandir seus produtos para, cada vez mais, levar o seu propósito àqueles que buscam momentos saborosos com produtos naturais.
Sobre a eureciclo
A eureciclo é uma empresa especializada na rastreabilidade dos resíduos gerados por embalagens pós-consumo e movida pela missão de aumentar as taxas de reciclagem no Brasil. Atua com a estruturação da cadeia de reciclagem para logística reversa de embalagens pós-consumo em todo o país. Isso tudo só é possível com a parceria de cerca de 300 operadores e cooperativas nessa jornada.
Os operadores parceiros são representados por cooperativas ou empresas privadas do setor de coleta e reciclagem. Como resultado dessa união, a empresa conseguiu o feito de que mais de 660 mil toneladas de embalagens deixassem de ocupar aterros e lixões no Brasil.
A eureciclo é certificada como Empresa B, que indica um modelo de negócio com foco no desenvolvimento social e ambiental e é premiada como Best for the World™, pela contribuição para o bem-estar econômico e social das comunidades onde atua. Além disso, também foi reconhecida com o Prêmio ECO® de 2022.
Por Nathalia FerreiraNR7 Comunicação



